Qual a importância do Social Media para uma marca?
Nos dias atuais, é inegável que vivemos em um mundo globalizado e a cada dia mais digital. A presença digital aumentou ainda mais, com o surgimento da pandemia do COVID-19 e as restrições de deslocamento e ajuntamentos impostas em diversos países.
Hoje, no mundo todo, quase 5 bilhões de pessoas utilizam redes sociais regularmente. No Brasil, mais de 70% da população está ativa nas redes sociais. Dessa forma, as empresas precisam estar presentes e se posicionarem da melhor forma nestes meios digitais.
É neste ambiente, que surge o profissional de Social Media.
O que faz um Social Media?
Também conhecido como Gestor ou Analista de Redes Sociais, o Social Media é o responsável pelo planejamento e pela criação e publicação de conteúdo, bem como, a gestão de redes sociais para marcas ou personalidades.
Em algumas empresas, os conteúdos são desenvolvidos por Designers ou outros profissionais específicos para a função e os anúncios pagos são de responsabilidade do Gestor de Tráfego, cabendo ao Social Media a organização e gestão das publicações nas redes sociais.
O profissional pode também, ser o responsável pela comunicação e o relacionamento com os clientes através das redes sociais.

Quais as habilidades necessárias?
A profissão ainda não é regulamentada por lei, isso faz com que o profissional, muitas vezes, seja o responsável por diversas funções. Com isso, é importante dominar diferentes habilidades, como:
– Gestão de redes sociais: conhecer e dominar as funcionalidades profissionais, das diferentes redes sociais existentes, com principal foco no Facebook e Instagram.
– Planejamento de conteúdo: planejar conteúdos para serem desenvolvidos e publicados conforme rotina estabelecida em conjunto com o empregador (diariamente, semanalmente etc.).
– Produção de conteúdo: ser capaz de desenvolver a parte criativa dos conteúdos em diversos formatos, como imagens, vídeos, textos, gifs etc., para os diferentes tipos de publicação como feed, story, reels e blog, por exemplo.
– Estratégias de Marketing Digital: é fundamental dominar as diferentes estratégias de Marketing Digital inseridas nas redes sociais, como o uso de hashtags, tags de localização, enquetes e perguntas para stories, promoções, parcerias com outras marcas, entre outras.

Posso ser Social Media na modalidade Home Office?
Com certeza! Uma das coisas mais atraentes na profissão, é poder trabalhar de casa ou de onde você estiver, para um ou mais clientes.
Isso ocorre porque o profissional pode se reunir remotamente com os seus empregadores e colegas de trabalho e desenvolver diversos conteúdos e programar as suas postagens, não sendo necessário estar online na hora da publicação.
Como é possível? Existem plataformas que auxiliam o Social Media neste sentido. O próprio Facebook oferece essa função através da ferramenta Planejador do Meta Business Suite.
Além disso, o Social Media Home Office pode fazer o seu horário, contanto que entregue o trabalho sempre em dia, conforme combinado com o empregador.
Nessa modalidade, é fundamental que o profissional tenha uma rotina e siga ela com seriedade, caso contrário, é muito fácil se distrair, procrastinar o trabalho e acabar se complicando.
Como me tornar um Social Media?
Algumas faculdades podem abrir portas para quem procura trabalhar nessa área, como os cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda e Comunicação Social, por exemplo.
O caminho mais fácil, rápido, barato e eficiente, é fazer cursos específicos sobre o assunto, e praticar bastante.
Nós, da LS Marketing Digital, recomendamos o curso Como Ser um Social Media. Lá, você aprende do zero, a desenvolver conteúdos com o Canva, a gerir redes sociais, a definir uma Persona, a importância da Tipografia e da Psicologia das Cores no Design, a criar e turbinar publicações e muito mais!
Nesse curso, você tem acesso a diversas ferramentas úteis que vão facilitar o seu trabalho e ainda, é disponibilizado para download, arquivos que você pode utilizar para ser um profissional completo, como modelos de contrato, planilha com cronograma, modelo de briefing, de relatórios e outros!